O que é consultoria empresarial?

O que é consultoria empresarial?Você tem um negócio e está sentindo dificuldades. Então você pergunta: “Uma consultoria empresarial poderia ser a solução que eu preciso?” mas ainda não tem certeza de que se o serviço realmente se encaixa na sua necessidade.

Neste artigo, queremos esclarecer estas dúvidas tão comuns na mente dos pequenos empresários, micro empreendedores individuais, autônomos e empreendedores que ainda não começaram a atuar na sua área-alvo.

Neste artigo

O que é consultoria?

Vamos começar com a definição do SEBRAE do que é consultoria:

Consultoria é um serviço com o propósito de levantar as necessidades de sua empresa, identificar soluções e recomendar ações de melhoria através de uma ferramenta chamada diagnóstico.

Aqui na DNCE nós vamos um pouco além neste entendimento: consultoria empresarial é o serviço de identificar as causas de problemas e oferecer soluções com bom custo-benefício, transferindo conhecimentos e capacitando negócios a desempenhar suas atividades de forma mais eficiente.

Consultoria empresarial para nós da DNCE é tanto “dar o peixe” quanto “ensinar a fazer“. Damos o peixe quando apresentamos e implementamos a solução para o problema identificado e ensinamos a fazer durante a implementação, explicando o motivo da ação, seu fundamento e o resultado esperado.

Minha empresa é pequena, eu preciso? Eu posso?

Como diria Barak Obama: “Sim, você pode”! Não deixe o termo Consultoria Empresarial lhe intimidar. Vamos para a menor unidade de negócios possível como exemplo: a pessoa. Um autônomo ou um MEI é uma empresa de um homem (ou mulher) só. A diferença está apenas na regulamentação. O MEI tem CNPJ e deve atender a algumas regras (e consequentemente ter benefícios) que o autônomo não, mas essencialmente o MEI é uma empresa de uma pessoa só, então o autônomo também é (apenas não regulamentada).

Todo negócio é uma empresa, independente do seu tamanho. A maioria das empresas do Brasil são micro e pequenas. E todo negócio que tem problemas e não sabe exatamente como resolvê-los pode se beneficiar de uma consultoria empresarial.

Benefícios da Consultoria Empresarial

Os dois principais benefícios da consultoria empresarial são:

  • A consultoria empresarial permite trazer um especialista para dentro da empresa
  • A consultoria empresarial não partilha dos hábitos e vieses dos colaboradores

Como isso funciona na prática? O consultor sabe exatamente que problemas e que ferramentas utilizar para solucionar as situações para que ele foi contratado e ele não está “contaminado” pelos (maus) hábitos da organização onde ele está alocado. Para o consultor não importa se “mas todo mundo sempre fez assimmmmm….” se “assim” é a causa o problema e ele irá apresentar a melhor solução possível para otimizar a performance do negócio.

O consultor nesse momento é como um cirurgião em operação, aplicando seus conhecimentos específicos a um problema (que varia em complexidade), e seu único objetivo é salvar seu paciente (o negócio). Aqui na DNCE fazemos questão de sempre considerar o capital humano e focar no ganha-ganha, apresentando soluções que sejam benéficas para todos os envolvidos.

Uma vez identificada a causa do problema e implementada a solução, os benefícios variam de caso para caso, mas costuma-se observar:

    • Aumento da produtividade
    • Redução do desperdício
    • Redução de custos
    • Aumento na satisfação do cliente
    • Redução da rotatividade

O que esperar de uma consultoria empresarial?

Ao contratar uma consultoria empresarial, você deve esperar que o consultor lhe faça muitas perguntas. O primeiro objetivo dele é entender o cenário no qual a empresa está inserida e as dificuldades que está enfrentando de forma a determinar a causa-raiz do problema. Uma vez que isso seja atingido o consultor pode começar a desenhar a solução.

Nem toda consultoria empresarial é igual e isso se deve aos diferentes profissionais e diferentes problemas com que precisam lidar dentro das empresas dos seus clientes. Algumas vezes o profissional tem tanta experiência que o processo de identificação do problema é rápido e a construção da solução simples. Noutras o problema é verdadeiramente novo e os resultados podem demorar para aparecer. Aqui na DNCE, buscamos sempre deixar claro para nossos clientes o escopo do serviço e os resultados esperados assim que estes possam ser definidos.

O papel do consultor

O consultor é o facilitador do processo de transformação iniciado pelos donos/sócios que contrata a consultoria. O consultor não é mágico, nem milagreiro: Seu resultado é 100% dependente do buy-in das áreas da empresa que serão impactadas diretamente pela solução da consultoria empresarial. Buy-in é o termo que usamos para aceitação de um processo ou solução.

O consultor é o especialista que ajuda a empresa a solucionar o problema, mas o buy-in, a garantia de que os setores, sócios, colaboradores e gestores então alinhados e apoiando a solução, não depende dele: depende do empreendedor. Aqui na DNCE tentamos sempre apresentar soluções que facilitem que os sócios/donos do negócio consigam buy-in com facilidade e com a menor resistência a mudança possível.

Presencial vs Teleconsultoria

Existem vantagens e desvantagens nos dois modelos.

A vantagem da consultoria presencial é o consultor estar in-loco, então ele pode ver diretamente os problemas e as interações entre os participantes da empresa o que permite identificar mais facilmente fontes de problemas e até problemas dos quais os responsáveis pela empresa não estão cientes. A desvantagem é o preço maior do serviço, pois o consultor tem mais custos com transporte, translado e materiais.

A teleconsultoria tem como vantagens a praticidade, o menor preço e o foco. É mais fácil para o contratante agendar e o como o consultor tem menos custos, pode repassar a economia para seus clientes. Na teleconsultoria o consultor trabalha com um objetivo definido e como não tem interação com os demais problemas da organização, pode focar na solução do mesmo, entregando resultados com maior velocidade. A desvantagem é a diminuição da aplicabilidade da visão sistêmica, uma vez que o consultor só tem acesso ao que o cliente apresenta nas sessões.

A DNCE oferece consultoria empresarial em ambos os modelos. Para conhecer um pouco mais, clique aqui para nossos serviços e aqui para teleconsultoria!

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