Uma coisa que sempre digo a clientes e amigos quando o assunto “pensei em abrir um negócio” surge é “Então resolva um problema de alguém. Qual problema você quer resolver“? Claro, todos queremos dinheiro, fama, sucesso, melhorar de vida, mas por favor entendam: isso é apenas resultado de um negócio bem estruturado que resolve algum problema para um grupo de pessoas.
Vamos ver alguns exemplos práticos de grandes e pequenas empresas? Natura: facilitou o acesso a produtos de beleza para mulheres que não tinham tempo/inclinação para ir às compras; Ford: facilitou a manutenção do automóvel e barateou o custo da aquisição de peças; Microsoft: Criou um sistema operacional prático e fácil de se usar, facilitando o acesso de pessoas sem treinamento técnico à nova tecnologia. Sacou?
Perfumes e produtos de beleza já existiam, a séculos. Ford não inventou o automóvel muito menos tinha monopólio sobre o mercado. E a Microsoft não era a primeira empresa a desenvolver software. Todos os exemplos tiveram que provar que seu produto tinha um diferencial, que ofereciam serviços de qualidade, mas todas só se destacaram por que resolveram o problema de alguém. Quer um exemplo mais recente? O iPhone (o original, de 2007) da Apple.
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Nos cursos de planejamento estratégico eu sempre pergunto quando falo deste assunto: Já existia tela de toque? Já existia celular que acessava rede WAP/GPRS (Não sabe o que é isso? Sorte sua.)? Já tinha celular com aplicativos? A maioria das pessoas diz que não, mas a resposta é sim. Para todas as perguntas. Mas então por que o iPhone fez sucesso? Porque o iPhone resolveu o problema que as pessoas tinham com seus smartphones e BlackBerries: Elas queriam entrar na mesma internet que acessavam no computador.
O iPhone foi o primeiro smartphone com um browser que permitia isso, e a tela (minúscula para os padrões de hoje) era duas vezes maior que a da maioria dos aparelhos, permitindo que vídeos e fotos (mais uma novidade e febre da época) acessados pela internet fossem consumidos de forma mais natural.
Através desse raciocínio fica fácil achar um componente importantíssimo da Identidade Empresarial: a Missão da empresa. A Missão define para que a empresa existe, qual problema ela pretende tratar, por que ela deve ser a escolha do cliente entre tantas outras.
Então, se você está aí, pensando em abrir um negócio, fica a dica: Qual problema você quer resolver?