Abrindo um negocio: Quais seus valores?

Antes de se abrir um negócio é muito importante definir quais os valores da organização. Não, não estamos falando de dinheiro (mas vamos chegar lá). Valores como o pessoal de antigamente costuma falar. Valores familiares, moral e bons costumes. Valores são as coisas que fazem com que você se comporte da forma que se comporta, fale da forma que fala e tome as decisões que toma. São seu DNA cultural, seu comportamento, são seus direcionadores internos. Da mesma forma, eu costumo dizer que os valores são o “DNA da empresa”.

Quer um exemplo? João bem pequeno aprendeu com o avô que comida não se joga fora, que tem gente passando fome e ele deveria ser grato por ter o que comer. Hoje João faz o possível para aproveitar sempre ao máximo todos os recursos que tem à disposição (seja tempo, dinheiro, comida ou oportunidades), por que internalizou um valor: Reduzir o desperdício.

Leia também: Abrindo um negócio? Resolva um problema!

Sua organização também precisa de valores. Se você não define os valores da empresa, os colaboradores, sócios, funcionários, parceiros, fornecedores e clientes não vão saber o que esperar dela e, pior ainda, não vão saber como se comportar dentro dela.

Ainda não está convencido? Imagine uma organização onde o enriquecimento pessoal é um valor culturalmente estabelecido. Num ambiente como este, não buscar uma forma de ganhar dinheiro por fora em tudo que se faz é considerado um comportamento estranho. Neste ambiente, se uma ação gera enriquecimento pessoal então está justificada, não importando então os danos que esta cause a uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Entendeu agora por que é necessário definir o “DNA da empresa”? Os valores da empresa determinam o comportamento esperado de todos que estão envolvidos com ela. Quais os valores da sua organização?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *