Nem todo empreendedor tem o luxo de ter um escritório. Vamos ser honestos: É um custo muito alto no início do negócio. Sendo assim, os empreendedores vão trabalhando onde podem e é muito comum trabalharem em casa.
Pensando nisso, neste artigo, quero dar algumas dicas para quem está no famoso Home Office, para que possam separar a vida pessoal da de empreendedor e se manter produtivo independente da falta do escritório!
Neste artigo
Tenha seu cantinho
É importante separar um local específico da casa para ser seu “escritório” (e não precisa ser como o da foto acima). Recomendo o uso dos princípios do 5S nessa hora. Certifique-se de que tudo que você vai precisar para realizar suas atividades esteja disponível e de fácil alcance. Também mantenha o ambiente limpo e organizado. Tudo isso evita retrabalho e desperdício de tempo (ficar procurando um equipamento ou uma anotação, ter que ficar saindo do ambiente de trabalho para buscar coisas, se expor a problemas da casa durante seu horário de trabalho e perder o foco).
Tenha horários
Só porque você está em casa, não significa que você está em casa. Da mesma forma que só porque você trabalha de casa, não significa que está sempre no trabalho. É importante para a saúde mental, para o desempenho profissional e para (no caso dos casados) a saúde do relacionamento estabelecer horários para “entrar” e “sair” do trabalho. Mas você deve estar pensando “Isso é fácil, Diego…”. E é mesmo. O problema real é respeitar, ter a disciplina de todos os dias obedecer a agenda, parar quando for para parar e dar atenção à vida pessoal. Sim, haverão situações onde você terá que fazer “serão”, hora extra, mas essas devem ser as exceções, não a regra. Ah, não esqueça de estabelecer o horário de almoço e pausa para o café/chá!
Comunique a situação
Se você mora sozinho isso não é um grande problema, mas se mora com parentes ou cônjuges ou – pior ainda – se tem filhos, é muito importante sentar com todo mundo e explicar que deste ponto em diante de, por exemplo, 08:00 às 17:00, de segunda a sexta, quando você estiver trancado dentro do armário com o ar condicionado portátil ligado, você estará gravando o podcast que paga as contas da casa. Seja honesto e aberto ao feedback deles, para que a situação possa ser comunicada, processada e entendida de forma harmoniosa, especialmente pelas crianças que terão uma maior dificuldade em diferenciar “estar em casa” de “estar trabalhando em casa”.
Leia também: Abrindo um negócio: Presença online
Pais e Filhos
Criança é uma coisa maravilhosa. Sempre curiosos, sempre espontâneos. A não ser quando você está no Home Office no telefone ou numa vídeo chamada com um cliente. Aí você quer praticar arremesso de criança de volta prá sala. Recomendo que sente e explique com calma a nova situação, em termos que sejam de fácil entendimento para a faixa etária dos pequenos. Mostre seu novo ambiente de trabalho e explique o que você faz, as coisas da sua rotina, e o que você precisa para que possa trabalhar e ser produtivo. Crianças querem se sentir parte do processo e estão mais do que dispostas a colaborar, desde que não sejam deixadas no escuro. Comunicação é tudo.
Ambiente de Trabalho
Num escritório ou num Home Office é importante que seu ambiente de trabalho seja adequado à atividade que você vai desempenhar. Se você é trabalha com programação, análise de dados, administração, consultoria e outras atividades que pedem que fique na frente do computador por longos períodos de tempo, invista em ergonomia – uma cadeira com bom apoio lombar, uma (ou duas?) telas com boa resolução e tratamento de reflexos para não estragar os olhos, um ambiente bem iluminado. Se você realiza trabalhos manuais, invista numa mesa na altura certa, prateleiras e gavetas onde seja fácil organizar, alcançar e guardar suas ferramentas e, claro, equipamentos de proteção individuais (EPIs) apropriados. Novamente pense no 5s, organização e segurança.
Software
Você pode estar pensando, “Software? Mas Diego, eu vendo docinhos! Software pra que?”. Eu respondo, software para você não acabar arrancando os cabelos no final do mês. Hoje é possível fazer muito através da internet e com quase zero de custo. Neste último tópico, quero dar algumas dicas de softwares pagos e gratuitos para facilitar a vida de qualquer empreendedor, esteja ele num escritório chique, numa oficina ou no conforto do bom e velho Home Office!
- Google Workplace (pago) – Todas as facilidades do Google, mas com o domínio e a logo da sua empresa. Gestão e sincronia de contatos e agenda com o celular, Google Sites para criação de webpages simples. Aplicativos web e para celular para edição de textos, planilhas e apresentações (Com desconto é melhor né? Use esse cupom: YDA434MEMPL7JJL). O plano básico é mais que suficiente para a maioria das empresas, só considere os outros se seu CIO recomendar;
- Evernote (grátis) – Sincronia de notas de texto, voz, e até conversão de escrita à mão para texto. Até dois dispositivos para sincronia no plano free;
- Microsoft Office (grátis?) – Com uma conta do Outlook, o serviço de e-mail da Microsoft, você tem acesso à versão básica do Microsoft Office online, sem custos. Outra forma de ter acesso ao Office sem pagar é utilizar a versão para Android/iOS no celular ou tablet. Mas não esqueça do Google Workplace que também tem seu pacote de aplicativos;
- Marketup (grátis) – O Marketup é um software canivete suíço, faz praticamente de tudo. Emissão de notas fiscais eletrônicas (você ainda precisa de um certificado digital), PDV, comandas, gestão de estoque, gestão financeira, controle de compras e pagamentos. Enquanto os outros softwares lhe ajudam a funcionar no seu dia-a-dia, o Marketup ajuda o dia a dia da sua empresa.
E você, trabalha em Home Office ou em escritório? Tem alguma dica que a gente não falou aqui que você gostaria de compartilhar? Tem alguma estória que gostaria de compartilhar? Espero vocês nos comentários!