Produtividade – Top 10 Apps para iPhone

Produtividade - Top 10 Apps para iPhoneNo artigo anterior falamos sobre apps que poderiam transformar seu smartphone Android numa máquina de produtividade. Agora é a vez dos aparelhos da Apple! Neste artigo, nossas recomendações de apps para tornar seu iPhone seu principal parceiro de produtividade!

Como sempre, algumas de nossas sugestões vem com explicações de quando o app pode ser a melhor opção ou quando é melhor escolher uma das alternativas. Por este motivo, para garantir que cobrimos a maior quantidade de cenários possíveis, e maximizar suas chances de aumentar sua produtividade, em algumas categorias apresentamos mais de um app. Mas chega de conversa! Vamos à lista!

Neste artigo

Google Calendar

Surpresa! Nossa primeira recomendação para usuários do iPhone é trocar o Apple Calendar para o Google Calendar. Enquanto o Apple Calendar tem uma integração maior com o iCloud e outros serviços da Apple, o Google Calendar oferece mais vantagens sendo mais intuitivo e fácil de usar e se integrando melhor com centenas de outros serviços pela web. As funções são as mesmas, mas facilidade de uso é igual a velocidade e eficiência que se traduzem em menos tempo tendo que lidar com a interface e mais tempo para tratar das coisas que realmente importam. E se você é um usuário de macs, é possível adicionar sua conta do Google Calendar ao aplicativo de Calendário do macOS e usufruir de todas as funcionalidades do sistema para aumentar sua produtividade!

Notas

O app padrão da Apple, o Notas é poderoso e simples o suficiente para lhe manter produtivo. A função de busca é onde o aplicativo brilha, encontrando suas anotações com facilidade. As notas são sincronizadas direto com sua conta do iCloud pela sua AppleID e você tem a possibilidade de acessar suas notas pela web no endereço icloud.com. Nos ainda recomendamos como opção o uso do Evernote, caso você trabalhe com uma equipe que não tenha acesso ao app, uma vez que o Notas só permite compartilhar anotações com pessoas que estejam na sua lista de contatos (e tenham acesso ao app). O Evernote além de possuir as mesmas funções, também possui chat integrado, acesso web, apps em outras plataformas e maior facilidade de compartilhamento de notas.

Be Focused – Focus Timer

O Be Focused é um aplicativo para lhe ajudar a aplicar a técnica Pomodoro, ferramenta de produtividade com o objetivo de fazer com que você melhore seu foco e conclua tarefas em menos tempo e com menos esforço. O app é simples em aparência, mas cheio de funcionalidades que lhe permitiram ir do simples – determinar o tempo dos sprints e dos descansos – até entrar diversas tarefas e organizar a ordem em que devem ser feitas. Além disso ele possui todas as ferramentas de análise para você saber como está seu desempenho! Se você ainda não conhece a técnica Pomodoro, clique aqui e saiba mais!

Microsoft Office

Ser produtivo e usar seu iPhone como uma estação de trabalho nunca foi tão simples. A Microsoft disponibiliza de forma gratuita os três principais apps para iOS. Você pode baixar separadamente o Word, Excel e PowerPoint ou baixar o app Microsoft Office que combina todos e ainda permite digitalizar documentos. Para liberar todo o poder do Office você vai precisar de uma conta do Office 365, mas mesmo só com uma conta gratuita da Microsoft os aplicativos funcionam bem o suficiente para manter você produtivo. Não esquecendo de que é possível salvar arquivos direto para o OneDrive e acessar em outros dispositivose até pela web via browser.

iCloud Drive

Se você tem um iPhone e outro dispositivo da Apple, a resposta para a pergunta “Qual serviço de backup e sincronização de arquivos devo usar” é óbvia. O iCloud Drive vai manter suas notas, planilhas, fotos, contatos, SMS e apresentações sincronizados entre todos os aparelhos e ainda lhe dá a opção de fazer o upload de outros tipos de arquivo. Tudo automático e sem dificuldades. Mas e se você tiver aparelhos rodando Windows? Android?

Neste caso nossas recomendações vão variar de acordo com qual plataforma de serviços você usa mais. Suas melhores opções são o Microsoft OneDrive, o Google Drive e o Box. Todas as quatro opções possuem aplicativos disponíveis para Windows e Android e podem ser acessadas via browser, de forma a garantir a compatibilidade e acesso em todos os seus aparelhos. Vale lembrar que é possível acessar seus arquivos do iCloud Drive e fazer uploads pelo browser.

Google Meet

Quando perguntamos a usuários do iPhone os apps de produtividade que utilizavam, o Zoom foi uma das ferramentas com maior quantidade de indicações para reuniões e aulas realizadas online. A quantidade de funções para quem precisa de um ambiente virtual para aulas realmente não tem par nas outras aplicações, mas nossa recomendação, devido à grande quantidade de problemas de segurança e privacidade enfrentados pelo serviço nos últimos meses vai para o Google Meet. Você não terá todas as facilidades de sala de aula virtual, mas é possível gerenciar grandes quantidades de pessoas (até 250) tanto para reuniões quanto aulas. Segurança, privacidade e produtividade andam de mãos dadas então, vamos de Google Meet.

Swiftkey

Ninugem gsta de erors de diitacao. Essa é uma das razões que fazem do Swiftkey um dos teclados mais amados do mundo. Seu corretor de texto funciona muito bem e ele oferece predições de quais as palavras que você provavelmente utilizará à medida que você digita para facilitar sua vida e reduzir o tempo que passa escrevendo no seu aparelho. Outra vantagem é a possibilidade de customizar o teclado, alterando cores e principalmente o tamanho, de forma a garantir um ajuste melhor a sua mão. Precisão é produtividade, então esta é a nossa recomendação! PS: O teclado do Google também está disponível para iPhone!

Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação e colaboração online. Nele você pode gerenciar sua equipe, através de ferramentas como compartilhamento de arquivos, chat integrado, chamadas de voz e vídeo, automação de fluxo de trabalho, e um sistema de gerenciamento de informações. O Slack é uma das plataformas mais usadas no mundo e recebe nossa recomendação por ser um sistema que pode se integrar tanto com o Google Workplace quanto com o Office 365! Tudo de forma segura através de encriptação de dados até no plano gratuito.

Vale lembrar entretanto que existe a alternativa da Microsoft, o Teams, mas acreditamos que este só seja a melhor opção caso você possua uma assinatura do Office 365 e utilize a maioria das funções do pacote.

O Slack recentemente fechou uma parceria para integrar ainda mais os serviços do Google à plataforma, enquanto o Microsoft Teams já foi criado considerando a integração com os serviços do Office 365 em mente.

Agora se você precisa de uma coisa mais simples, altamente visual, mas que ainda permita que a equipe faça comunicação, planejamento e um certo nível de automação de processos, dê uma olhadinha no Trello!

Snapdrop

Essa é para quem tem iPhone e usa Windows. Uma função que pode ser utilizada com iPhone e macOS mas não com iPhone e Windows é o AirDrop. Ele permite facilmente enviar arquivos de um aparelho para o outro. Existem alguns apps que tentam replicar essa função, mas nas nossas pesquisas o site Snapdrop foi o que chamou mais atenção. Para usar é muito simples: Abra o site nos dispositivos que pretende fazer a transferência, no dispositivo que vai enviar, toque o dispositivo que vai receber, escolha o arquivo e pronto. A única configuração necessária é que ambos os aparelhos precisam estar na mesma rede Wi-Fi (e sim, funciona de Windows para Windows, iPhone para Android, qualquer combinação – é só estar na mesma rede). Também é possível enviar links! Vale lembrar que a Microsoft tem um app, o Continue on PC, que permite enviar links do Safari ou outro browser no iPhone para seu computador com Windows!

AdGuard Pro

O AdGuard tem apenas uma função, eliminar anúncios. O motivo de colocar este app aqui é simples: muitas vezes estamos fazendo pesquisas ou utilizando um aplicativo e somos interrompidos por anúncios intrusivos que quebram nossa fluidez de pensamento, velocidade de ação e acabam com nossa concentração (quando não nos deixam irritados por ser um conteúdo completamente sem noção), o que impacta negativamente sua produtividade.

O AdGuard acaba com a maioria dos anúncios em apps de terceiros com benefícios óbvios além do aumento na concentração: menos anúncios significam menos chamadas à internet, então o aparelho gasta menos dados e menos bateria. É o tipo de app que trabalha quietinho nos bastidores para lhe ajudar a ser mais produtivo, afinal, menos distrações é igual a mais produtividade!

O único problema é que este é o único app da nossa lista que não é gratuito.

Menções Honrosas

O Goodreader é um leitor de PDF que permite fazer anotações, além de sincronizar com várias plataformas de armazenamento online como Dropbox e GDrive enquanto o Documents da Readdle se propõe a ser uma alternativa poderosa ao gerenciador de arquivos nativo. Falando em PDF, não deixe o nome do Adobe Reader lhe enganar, ele faz mais do que só ler PDFs, permitindo que você também assine documentos usando uma imagem ou escrevendo na tela.

Não podemos deixar de mencionar também o Numbers e o Keynote. Numbers é aplicativo nativo de criação de planilhas que não deve nada ao Excel enquanto o Keynote é a contraparte do PowerPoint. Ambos  sincronizam com sua conta do iCloud, permitindo acessar o conteúdo em todos os dispositivos conectados e via browser em icloud.com.

Então é isso, os 10 apps para aumentar sua produtividade com um iPhone! Ok, a gente admite… trapaceamos (de novo!) e colocamos bem mais de 10 apps. Mas diga aí! Quais apps desta lista você usa? Deixamos algum app de produtividade importante de fora? Conta para gente nos comentários!

2 Comments

  1. Estive buscando informações a respeito de tecnologia e me deparo com algo que nunca tinha visto antes. Gostei do artigo e devo acompanhar vocês mais de perto. Fique com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *