Produtividade – Top 10 Apps para Android

Produtividade: Top 10 Apps para AndroidNossos smartphones são ferramentas fantásticas que permitem que tenhamos acesso à informação e entretenimento a qualquer momento, em qualquer lugar, mas originalmente, essas ferramentas eram usadas exclusivamente para um objetivo: produtividade.

Os tempos em que a BlackBerry era rei e os concorrentes eram a Palm e a Microsoft passaram e agora a guerra é entre o iOS da Apple e o Android da Google, com um foco muito maior em redes sociais e entretenimento. Mas isso não significa que seu fiel companheiro não possa lhe ajudar a fazer mais com menos esforço! Neste artigo, nosso Top 10 de Apps de Produtividade para Android de 2020!E não deixe de conferir os apps para iPhone aqui!

1. Google Calendar

Toda pessoa produtiva tem uma coisa em comum: ela é boa em gerenciar seu tempo. Então vamos abrir esta lista de apps voltados para produtividade com a ferramenta mais básica e mais poderosa possível: uma boa agenda.

O Google Calendar tem quase todas as funções necessárias para que você possa se tornar o rei do seu próprio dia. É possível criar diferentes agendas para aspectos da sua vida (por exemplo. Pessoal, Família e Trabalho) e associar cores diferentes para cada uma (Kanban, alguém?) para rápida identificação de assunto e prioridade, definir lembretes de eventos (quantos você achar que precisa, um a cada 5 minutos para os paranoicos), enviar convites para os participantes e até integrar com outros serviços do Google (como o Google Maps para indicar onde será o evento ou Google Meet para reuniões online). Pra ser a ferramenta de produtividade perfeita, só faltava colocar o smartphone no silencioso durante as reuniões (spoilers!)…

2. Evernote

O Evernote é queridinho de muitos reis e rainhas da produtividade. Este aplicativo de anotações permite que você crie notas de texto com o teclado, de voz como os vilões dos filmes, com escrita manual se tiver uma stylus ou arriscar com o dedo,  além de permitir anexar fotos da câmera e arquivos do celular à nota que você está editando. Tudo sincronizado com servidores web, para que sua nota esteja sã e salva caso aconteça alguma coisa com seu aparelho ou você simplesmente queira acessar de algum outro dispositivo. Mas não para por aí: ainda é possível colaborar com outras pessoas em chat integrado ao app (o WorkChat).

O plano básico Evernote Basic possui limites mensais de 60MB de upload, 25MB de tamanho máximo de cada nota e até dois dispositivos por conta (sem contar o acesso web pelo browser do seu computador).

3. Pomodoro Smart Timer

Esse app é para lhe ajudar a utilizar uma técnica de produtividade. O Pomodoro Smart Timer automatiza todo o processo da técnica para que você foque no que realmente importa: se concentrar por um período numa tarefa específica.

O app é leve e de design bem intuitivo. Se você ainda não conhece a técnica Pomodoro, clique aqui e saiba mais!

4. Microsoft Office

Ser produtivo e usar seu smartphone como uma estação de trabalho nunca foi tão simples. A Microsoft disponibiliza de forma gratuita os três principais apps para Android. Você pode baixar separadamente o Word, Excel e PowerPoint ou baixar o app Microsoft Office que combina todos e ainda permite digitalizar documentos. Para liberar todo o poder do Office você vai precisar de uma conta do Office 365, mas mesmo só com uma conta gratuita da Microsoft os aplicativos funcionam bem o suficiente para manter você produtivo.

Agora, um parênteses: se você tem uma conta do GSuite, talvez seja interessante considerar utilizar os apps do Google (Documentos, Planilha e Apresentações), para se aproveitar das integrações com o restante dos serviços.

5. Box

Das várias soluções de compartilhamento e sincronia de arquivos, nossa recomendação é o Box. No seu plano free, o Box oferece 10GB de armazenamento e permite fazer a sincronia de arquivos de até 250MB. Seu app permite abrir, baixar e fazer upload de arquivos direto do celular e existe um app de terceiros que permite até escolher pastas para manter sincronizadas com o servidor. Aqui também não importa se você é do time Google, Microsoft ou Apple – o Box tem integrações web e/ou software para as três plataformas.

Como alternativas, se você tem uma conta do GSuite, pode ser melhor ir de Google Drive pela integração com o resto dos serviços além de também servir como digitalizador de documentos. Se tem uma conta do Office 365, o mesma raciocínio se aplica para o OneDrive.

6. Adobe Fill & Sign

A melhor parte de um smartphone é a mobilidade que ele proporciona. Mas algumas coisas a gente ainda precisa estar numa mesa de escritório para fazer, como preencher formulários e assinar documentos para envio.

A não ser claro que você tenha o Adobe Fill & Sign instalado. Aí é só abrir o PDF no app, preencher seu perfil, clicar nos campos e deixar a mágica acontecer. Só tem um porém: você precisa reproduzir sua assinatura na tela do celular, o que dependendo do aparelho pode ser um verdadeiro pesadelo.

Se seu aparelho não ajudar neste ponto, o outro app da Adobe, o Adobe Reader possui a função de importar uma imagem com sua assinatura e colocar direto no PDF.

7. Gboard

De nada adianta ter o melhor aparelho, com os melhores aplicativos, se a experiência de entrada for ruim. Quando você digita no seu celular você quer a maior velocidade e maior precisão possíveis. O teclado do Google é uma das melhores opções para Android no que tange à digitação já que precisão é igual a produtividade. Se você precisa de um pouco mais de customização, o SwiftKey traz opções para o tamanho do teclado e temas.

8. Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação e colaboração online. Nele você pode gerenciar sua equipe, através de ferramentas como compartilhamento de arquivos, chat integrado, chamadas de voz e vídeo, automação de fluxo de trabalho, e um sistema de gerenciamento de informações. O Slack é uma das plataformas mais usadas no mundo e recebe nossa recomendação por ser um sistema que pode se integrar tanto com o Gsuite quanto com o Office 365! Tudo de forma segura através de encriptação de dados até no plano gratuito.

Vale lembrar entretanto que existe a alternativa da Microsoft, o Teams, mas acreditamos que este só seja a melhor opção caso você possua uma assinatura do Office 365 e utilize a maioria das funções do pacote.

O Slack recentemente fechou uma parceria para integrar ainda mais os serviços do Google à plataforma, enquanto o Microsoft Teams já foi criado considerando a integração com os serviços do Office 365 em mente.

Agora se você precisa de uma coisa mais simples, altamente visual, mas que ainda permita que a equipe faça comunicação, planejamento e um certo nível de automação de processos, dê uma olhadinha no Trello!

9. Seu Telefone

Não… Esse é o nome do app… Brigue com a Microsoft… Qual forma de tornar seu Android mais produtivo do que poder usar o aparelho sem usar o aparelho? Usuários Windows podem baixar o app Complemento Seu Telefone e vincular smartphone e desktop, de forma a utilizar muitas das funções como receber notificações, responder mensagens diretamente do Windows sem precisar interromper o fluxo de trabalho para verificar o que seu telefone está tentando lhe dizer.

Dependendo do aparelho, é possível copiar e colar arquivos direto pelo aplicativo, sem necessidade de cabos USB ou conexões bluetooth constantes. Pode ser possível até mesmo espelhar a tela e manipular o aparelho direto pelo computador!

Usuários Linux podem utilizar o KDE Connect, que possui muitas das mesmas funcionalidades e usuários do macOS instalem o AirDroid.

10. Blokada

Pra finalizar, um app que não está na Google Play Store. O Blokada tem uma função: eliminar anúncios. O motivo de colocar este app aqui é simples: muitas vezes estamos fazendo pesquisas ou utilizando um aplicativo e somos interrompidos por anúncios intrusivos que quebram nossa fluidez de pensamento, velocidade de ação e acabam com nossa concentração (quando não nos deixam irritados por ser um conteúdo completamente sem noção), o que impacta negativamente sua produtividade.

O Blokada utiliza diversas listas de hostnames que permitem customizar o nível de bloqueio indo do mais leve até o mais restrito. Além disso o Blokada tem benefícios extras: menos anúncios significam menos chamadas à internet, então o aparelho gasta menos dados e menos bateria. É o tipo de app que trabalha quietinho nos bastidores para lhe ajudar a ser mais produtivo, afinal, menos distrações é igual a mais produtividade!

Menções Honrosas

Estes são aplicativos que eu decidi não incluir na lista porque eu admito usar diariamente e gostar muito deles (então não teria como ser imparcial) mas ainda assim acho importante compartilhar com vocês! Ambos podem ser utilizados sem custo com anúncios ou com uma assinatura mensal baratinha.

Caixa de Entrada BlackBerry HUB+

Notificações no Android são um desastre. Ponto. Muitas vezes é impossível saber qual app fez você olhar para seu aparelho. A lista de notificações ajuda, mas nem toda implementação ordena as notificações por ordem de chegada e na maioria dos casos você termina com uma longa lista de notificações inúteis e fora de ordem, perdendo tempo procurando as coisas. A BlackBerry, já lá em 2009, tinha uma caixa de entrada universal que agrupava todas as notificações do aparelho num lugar só, em ordem de chegada, facilitando a identificação do que era novo.

O app Caixa de entrada da BlackBerry é uma atualização do conceito, que permite filtrar por app, por não lidas entre outras facilidades, além de ser um ótimo cliente de e-mail que não deixa nada a dever ao Gmail do Google. Mais organização e menos tempo perdido = mais produtividade.

BlackBerry Hub+ Calendar

Imagine um mundo onde você nunca passa vergonha porque seu celular não parava quieto com notificações durante uma reunião importante. O Calendário da BlackBerry tem a função Modo de Reunião que automaticamente silencia seu aparelho quando um evento marcado como “Ocupado” inicia.

Imagine que você tem uma reunião das 14:00 às 16:30. É só colocar na agenda e marcar como “Ocupado”. Pronto, o celular automaticamente vai entrar em modo silencioso/não perturbe às 14:00, e voltar ao normal às 16:30. Praticidade para você = mais produtividade.

E a melhor parte? Ele se integra à sua conta do Google, assim você pode ter todos os benefícios do Google Calendar e a função que faltava.

Ok, a gente admite… Trapaceamos um pouco e colocamos bem mais de 10 apps… Mas somente para garantir sua produtividade! Mas diga aí! Quais apps desta lista você usa? Deixamos algum app de produtividade importante de fora? Conta para gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o topo