20 de maio de 2017

Gestão de Processos com BPM

A Gestão por Processos de Negócios (BPM) oferece uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvida com a finalidade de sistematizar as atividades rotineiras das organizações, permitindo que as mesmas conheçam de forma clara seus processos e desta forma sejam capazes de identificar gargalos, falhas e desperdícios.

Através do BPM (Business Process Management) os gestores podem coletar e analisar informações pertinentes sobre as atividades rotineiras da organização para que melhorias possam ser realizadas e garantir que estas estão gerando valor para todos os atores (a organização, os clientes, os fornecedores, etc.) ao invés de aumentar a burocracia interna, aumentar custos e dificultar a comunicação e a execução das atividades fim da organização.

A Gestão por Processos com a metodologia BPM oferece ás organizações uma ferramenta de melhoria contínua da rotina e das atividades, trazendo eficiência, eficácia, assertividade, rapidez e adaptabilidade, além de facilitar a colaboração entre setores com a implementação de um modelo menos hierárquico e mais voltado a resultados. O BPM também permite que processos possam ser reimaginados como atividades autônomas para aumentar a velocidade da organização e liberar recursos para as ações críticas, removendo burocracia e aumentando a velocidade de resposta.

A Gestão por Processos com a metodologia BPM pode ser utilizada por organizações de todos os tipos e tamanhos, com qualquer número de funcionários/colaboradores/sócios. A lógica da gestão de processos é que cada colaborador é “dono” da atividade que desempenha e tem como cliente alguma outra parte da organização. Desta forma, todos são responsáveis pela manutenção e melhoria dos processos organizacionais.

O tempo e custo de implementação de um projeto de melhoria com BPM varia de empresa para empresa e de acordo com a complexidade do processo a ser melhorado. A Gestão por Processos de Negócio pode ser iniciada a qualquer momento no ciclo de vida de uma organização e uma vez implementado se torna parte da rotina, num caráter de monitoramento, controle e planejamento.

video placeholder

 

  • Entre em Contato!

top